7 dicas para mandar bem na entrevista de emprego (e conseguir a vaga!)

PUBLICIDADE

O mercado de trabalho vem se tornando cada vez mais competitivo. Sendo assim, é necessário que o profissional consiga se destacar em todos os aspectos e a entrevista é sempre um foco.

Nessa lista, vamos mostrar quais as principais dicas para que você possa se destacar desde a entrevista e conseguir a vaga mostrando o seu melhor potencial desde o começo.

1 – Tenha um currículo verdadeiro e direto:

Mentir no currículo não vai levar ninguém a lugar nenhum, portanto você deve estar sempre preparado para criar um currículo que seja direto e ofereça informações reais sobre suas capacidades. Lembre que o currículo vai ser o fio condutor da sua entrevista, então ele precisa ser coerente com a vaga que você procura e com suas capacidades.

PUBLICIDADE

2 – Confie nas suas capacidades:

Isso não significa que você deva ser arrogante. O que você precisa mesmo é saber demonstrar que confia naquilo que sabe fazer. O entrevistador vai saber reconhecer se você realmente tem a confiança necessária para cumprir com as funções que deseja.

3 – Capriche na primeira impressão:

Uma entrevista de emprego é um primeiro teste para saber se você realmente combina com o local de trabalho. Não se trata apenas de suas habilidades de exercer a função, mas também é um momento para mostrar suas habilidades sociais. Então, esteja com sua melhor aparência e educação e tudo vai dar certo.

4 – Tenha etapas claras de crescimento:

Você tem pouco tempo para transmitir completamente ao entrevistador as suas capacidades,logo, é importante que você saiba conduzir a conversa mostrando todo o seu processo de crescimento e aprendizado.

PUBLICIDADE

5 – Pesquise sobre a empresa e o cargo:

A entrevista de emprego não é uma via de mão única, assim como o entrevistador vai querer saber sobre suas capacidades e sua competência, esse também poderá ser um bom momento para saber se a empresa realmente oferece um ambiente atrativo para você, então pesquise antes sobre a empresa, faça perguntas, tire suas dúvidas, mostre que você tem interesse real na empresa.

6 – Conheça as perguntas mais comuns:

Você não tem como adivinhar exatamente o que vai ser perguntado na sua entrevista, mas você pode se preparar pesquisando e aprendendo sobre as perguntas mais comuns. Isso vai permitir que você prepare algumas respostas antecipadamente e realmente pense no que dizer sem precisar responder às pressas. Mostre, assim, que você é uma pessoa preparada.

7 – Faça perguntas relevantes:

Como mencionado anteriormente, a entrevista é uma boa oportunidade para que você saiba o que esperar da empresa, por conseguinte você tem a liberdade de fazer perguntas e de tirar suas dúvidas. Mas faça perguntas que sejam realmente relevantes, desse modo você não perderá tempo e mostrará sua capacidade de priorizar o que importa.