PUBLICIDADE
in

Aposentadoria: Saiba o que você precisa fazer para se aposentar em 2021

PUBLICIDADE

Se você é uma pessoa bem informada, deve saber que tivemos algumas mudanças nas regras de contribuição e idade para a aposentadoria e que 65 anos para homens, 60 anos para mulheres e 15 anos de contribuição é coisa do passado.

Pensando nisso, nós decidimos criar uma matéria com todas as novas regras de aposentadoria e o que você precisa fazer para dar entrada no seu processo para conseguir descansar até o fim da vida. Siga lendo para se informar!

PUBLICIDADE

Tudo sobre a aposentadoria

Aposentadoria

Muitas pessoas não sabem, mas em 2019 o Brasil aprovou a reforma da previdência como uma forma de garantir mais direitos aos trabalhadores, mas infelizmente a concessão da aposentadoria se tornou ainda mais rigorosa e foi mais prejudicial do que benéfica aos trabalhadores.

Não foram apenas os benefícios que mudaram, mas também as regras para que os trabalhadores conseguissem se aposentar e elas serão explicadas detalhadamente abaixo.

PUBLICIDADE

Novas regras da aposentadoria

Antes da reforma, muitas pessoas estavam há meses de conseguirem se aposentar e, de uma hora para a outra, se viram com mais alguns anos de contribuição pela frente. Atualmente, as regras para aposentadoria são as seguintes:

  • Homens: Precisam ter pelo menos 65 anos de idade mais 20 anos de contribuição;
  • Mulheres: Precisam ter pelo menos 62 anos de idade mais 15 anos de contribuição.

Contudo, essas regras são válidas apenas para os trabalhadores que já contribuíram para a previdência antes da reforma, mas para quem iniciou a sua contribuição depois de 2019, as regras são um pouquinho diferentes.

PUBLICIDADE
  • Homens: Precisam ter 65 anos de idade mais 15 anos de contribuição;
  • Mulheres: Precisam ter 60 anos e seis meses de idade, a partir de 2020, até atingir 52 anos mais 15 anos de contribuição.

Como você pode ver, a aposentadoria está bem mais complicada do que esperávamos, mas ainda assim não podemos desistir do benefício. Então se você já cumpriu com o tempo de contribuição e tem a idade exigida, vamos ver os documentos necessários e como dar entrada no seu processo de aposentadoria.

O que eu preciso para me aposentar?

Além dos já citados anos de contribuição, você irá precisar de alguns documentos que comprovem o seu tempo de trabalho e posteriormente isso será enviado para análise para que consiga determinar quanto você poderá receber de aposentadoria pelo seu tempo de contribuição. Os documentos necessários para dar abertura no processo são: 

PUBLICIDADE
  • Documento de identificação com foto e CPF;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • PIS/PASEP e NIT (Número de Identificação do Trabalhador);
  • Carteiras de trabalho;
  • Carnês de contribuição;
  • Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).

Depois de reunir todos estes documentos em ordem e realizar o cálculo de tempo de contribuição, você pode dar entrada com o seu processo de aposentadoria. Você pode realizar o processo em uma agência do INSS, levando os seus documentos ou no caso de já ter o tempo de contribuição reconhecido, você pode dar entrada pelo aplicativo do Meu INSS.

O INSS irá analisar os seus dados para dar parecer positivo ou negativo sobre a situação, e caso seja negativo, você ainda poderá recorrer judicialmente. 

Você também pode se interessar por: Auxílio Emergencial: Saiba quem pode receber R$1500

PUBLICIDADE