in

Braga cria portal de emprego com 200 ofertas

PUBLICIDADE

O concelho de Braga foi, em 2019, o quarto mais exportador do país, atingindo os 1,7 mil milhões de euros, um valor que mais do que duplicou desde 2013, anunciou o presidente da câmara, Ricardo Rio. E anunciou a criação do portal Work in Braga, que pretende atrair, criar e reter talento no concelho. Tem, 200 vagas em aberto.

Lançado pela InvestBraga, o portal “Work in Braga” já conta com cerca de 200 vagas. Cerca de 70% são direcionadas para as áreas de Tecnologias de Informação.

Preocupado com a situação gerada pela Covid-19, Ricardo Rio admitiu que os números do desemprego poderão atingir os registados em 2017, cerca de 7.300, sendo, portanto, essencial garantir “o apoio especializado da InvestBraga ao tecido empresarial bracarense, de forma a ser possível retomar o crescimento económico e potenciar a criação de emprego”.

PUBLICIDADE

PARA CARLOS SILVA, ADMINISTRADOR EXECUTIVO DA INVESTBRAGA, O “WORK IN BRAGA” SERÁ “ESSENCIAL PARA A ATRAÇÃO E RETENÇÃO DO TALENTO, UMA VEZ QUE FACILITARÁ O ACESSO A OPORTUNIDADES DE TRABALHO EM EMPRESAS DO CONCELHO DE BRAGA”.

O presidente de câmara destacou ainda a descida do número de desempregados, que, em seis anos, passou de perto de 15 mil para cerca de seis mil. No entanto, ressalvou que, actualmente, e por causa da crise pandémica, o número de desempregados já deve ascender a mais de sete mil, atingindo valores muito próximos de 2017.

A InvestBraga abrange quatros áreas de negócio, através da Agência para a Dinamização Económica de Braga, da Startup Braga, do Centro da Juventude e do Altice Forum Braga.

Em 2019, o Altice recebeu 17 feiras e exposições, com 246 mil visitantes, a par de 61 espectáculos e concertos, a que assistiram quase 112 mil pessoas.

PUBLICIDADE

Acolheu ainda 120 congressos e eventos e sete realizações desportivas, num total de 299 mil visitantes.

No total, foram 205 eventos e 417 visitantes, sem contar com os 150 mil que também por ali passaram por ocasião das Festas de São João.

«São números impressionantes», referiu o administrador executivo da InvestBraga, Carlos Silva, sublinhando que o Altice Forum Braga é a segunda maior sala de espectáculos do país e o maior auditório do norte.

Já a Startup Braga contribuiu para a criação de 180 novos empregos em 2019, número que ascende a mais de 600 se se contabilizar o período desde 2014.

A Pousada da Juventude, depois de obras de remodelação, reabriu em finais de 2019, tendo registado, nos dois últimos meses, 700 dormidas.

Com a criação do portal Work in Braga, pretende-se atrair, criar e reter talento no concelho, através da divulgação de ofertas de emprego e de mão-de-obra.

O portal pode ser consultado neste link

PUBLICIDADE