PUBLICIDADE
in

Tem direito ao abono PIS/Pasep? Saiba como resgatar até 30 de junho

PUBLICIDADE

Muitas pessoas ainda não sabem disso, mas o abono do PIS/Pasep já está disponível para resgate até o dia 30 de junho. Este abono é concedido para todos os trabalhadores em regime CLT de acordo com as leis: Lei Complementar n° 7/1970 e na Lei Complementar n° 8/1970.

Como o nosso principal objetivo é oferecer o máximo de informação possível, criamos uma matéria incrível explicando onde encontrar o número do PIS, como conseguir o abono e também quem tem direito ao benefício. Siga lendo para se informar!

PUBLICIDADE

O PIS/Pasep e os seus prazos

Pis/Pasep

Como comentamos anteriormente, o PIS/Pasep é um benefício concedido a todos os trabalhadores que trabalham em regime CLT e está previsto pelas leis já descritas acima. Enquanto o PIS é destinado aos funcionários de empresas privadas e gerenciado pela Caixa Econômica Federal, o Pasep é destinado aos funcionários públicos e gerenciado pelo Banco do Brasil.

É importante falar sobre os prazos deste benefício pois entramos no último mês para a realização do abono referente ao ano-base 2019 e depois disso os trabalhadores só conseguirão ter acesso ao benefício novamente em 2022.

PUBLICIDADE

O valor disponibilizado irá variar de acordo com o tempo de trabalho de cada funcionário e tem seu valor calculado de acordo com o salário em vigência, que neste ano é de R$1.100.

Quem tem direito ao Abono?

Já comentamos que todos os trabalhadores da rede pública ou privada possuem acesso ao PIS/Pasep, mas ainda assim é preciso cumprir com alguns pré-requisitos básicos para conseguir o benefício, sendo eles:

PUBLICIDADE
  • Inscrição no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Trabalhado ao menos 30 dias em 2019, podendo ser consecutivos ou não;
  • Remuneração de, no máximo, dois salários mínimos em 2019;
  • As informações passadas corretamente pela empresa para o RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Onde conseguir o número do PIS/Pasep

Sempre que estes benefícios entram na boca do povo, vem a dúvida: onde que eu encontro o número do meu PIS? Os três primeiros locais onde você deve procurar o seu número são na sua carteira de trabalho, cartão cidadão ou extrato do FGTS.

Como você não encontre em nenhuma dessas opções, você deve partir para outros órgãos de busca, e pode realizar um consulta no CNIS, entrar em contato com a caixa (número 0800 726 0207) ou Central de Atendimento da Previdência Social (número 135).

PUBLICIDADE

Como receber o abono PIS/Pasep?

Como estamos falando de dois benefícios diferentes, iremos explicar separadamente como você pode conseguir o receber o PIS e como você pode receber o Pasep.

Como receber o PIS

Para quem recebe o PIS, o saldo pode ser consultado por um aplicativo da Caixa Econômica Federal ou em uma das agências e pode ser sacado nos caixas eletrônicos, lotéricas ou correspondentes, desde que seja apresentado um documento com foto.

Como receber o Pasep

Para receber informações sobre o Pasep, você deve ir até uma agência ou entrar em contato através dos canais 4004-0001, 0800 729 0001 ou 158. Para sacar, basta ir a uma agência do Banco do Brasil com documento com foto ou você pode transferir o valor para outra conta. 

Você também pode se interessar por: Jovem Aprendiz: Petrobrás abre 335 vagas para serem preenchidas; Saiba mais!

PUBLICIDADE