PUBLICIDADE
in ,

Você sabe quais são os seus direitos como trabalhador? Descubra quais são eles!

PUBLICIDADE

Você sabe o que significa a sigla CLT? CLT nada mais é do que a Consolidação das Leis do Trabalho e é o que assegura os direitos do trabalhador dentro de uma empresa ou de um serviço público.

Infelizmente, nem todas as pessoas sabem quais são os direitos do trabalhador que está em regime de CLT e pensando nisso que nós criamos uma matéria especial com tudo o que você pode esperar enquanto estiver trabalhando com carteira assinada.

PUBLICIDADE

O que a empresa deve garantir de direitos para o trabalhador

direitos

Existem diversos pontos que devem ser analisados quando estamos falando de direitos do trabalhador, mas os mais conhecidos são salário, 13º salário, férias, licença maternidade e muitos outros, por isso é importante ter conhecimento sobre eles para garantir uma boa relação entre o trabalhador e a empresa.

Dentre os principais direitos que devem ser assegurados pela empresa no momento da contratação, destacam-se:

PUBLICIDADE
  • Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS);
  • Horas extras;
  • 13º salário;
  • Vale transporte;
  • Licença maternidade.

Esses são os direitos dos trabalhadores mais conhecidos por todos, até mesmo por quem não trabalha neste meio. Mas existem outros direitos que podem ser importantes não só para você, mas também para outras pessoas, tais como:

  • Um dia de ausência por ano para realizar doação de sangue;
  • Aviso prévio de 30 dias em caso de demissão;
  • Adicional de 20% no salário de quem trabalha à noite;
  • Ausência de 3 dias no caso de casamento do funcionário.

Tenho certeza que você não conhecia a maioria destes direitos do trabalhador e eles são extremamente importantes. Vejamos mais a fundo sobre alguns deles, para que você se mantenha bem informado.

PUBLICIDADE

Saiba mais sobre as principais garantias

Vale transporte

É garantido por lei que o funcionário deve receber um vale transporte no caso de ele precisar se locomover de casa até o trabalho e os valores geralmente são pagos referente a duas passagens por dia.

Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS)

O FGTS é um direito assegurado por lei e não tem nenhum tipo de desconto do salário do funcionário. É obrigatório que a empresa deposite todos os meses 8% referente ao salário do funcionário e ele deve ser mantido em uma conta para utilização em caso de demissão.

PUBLICIDADE

Horas extras

O pagamento de horas extras deve ocorrer sempre que o trabalhador segue com a sua jornada de trabalho além do horário estipulado para o dia. O pagamento da hora deve ser realizado com o valor normal + 50% e é referente ao tempo que se passou trabalhando a mais.

As empresas têm o direito de atuar com um banco de horas desde que o valor seja pago nos próximos 6 meses aos funcionários.

Adicional noturno

No caso de pessoas que trabalham em horários não comerciais, entre às 22h às 5h,é necessário pagar um valor entre 20% a 25% a mais por conta do tempo de serviço. Lembrando que o valor de 20% é pago para trabalhadores urbanos e 25% para trabalhadores rurais, por conta do maior índice de periculosidade. 

Você também pode se interessar por: Aposentadoria: Saiba o que você precisa fazer para se aposentar em 2021

PUBLICIDADE